Propagação e combate à COVID-19

Rússia pronta para estender cooperação com Brasil no combate à COVID-19, diz senador russo

A Rússia está disposta a aumentar a cooperação com o Brasil no combate à pandemia do coronavírus, disse o chefe do Comitê Internacional do Conselho da Federação, câmara alta do parlamento russo, Grigory Karasin, durante conversações com o embaixador do Brasil na Rússia, Rodrigo de Lima Baena Soares.
Sputnik
Os interlocutores abordaram o tema do combate à nova infecção da COVID-19, segundo o comunicado de imprensa. "Estamos prontos a estender a cooperação nessas questões. É uma tarefa global, a Rússia e o Brasil podem desempenhar papeis de líderes na sua resolução", disse Karasin.
O senador notou que as relações bilaterais entre os países têm caráter ativo e diversificado, focado nos resultados. Um exemplo claro disso, segundo referiu Karasin, foi a recente visita a Moscou do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos Alberto Franco França.
"Uma das principais tarefas no caminho para a intensificação dos laços bilaterais, no âmbito da parceria estratégica anunciada em 2000, é vista por nós no recomeço do trabalho da Comissão Russo-Brasileira de Alto Nível de Cooperação, liderada pelo chefe do governo da Rússia e pelo vice-presidente do Brasil", enfatizou o político russo.
Ele também ressaltou o diálogo construtivo, do qual os parlamentares participam ativamente em um espectro alargado de assuntos. O senador deu alta avaliação à participação dos legisladores brasileiros no monitoramento das eleições para a Duma de Estado russa. Além do mais, ele transmitiu o convite para uma delegação parlamentar brasileira visitar a Rússia.
Propagação e combate à COVID-19
Moscou obtém 1º lugar na Europa e 3º no mundo em inovações contra a COVID-19
Karasin também completou que o volume do comércio russo-brasileiro constitui cerca de 30% de todo o volume da Rússia com os países da América Latina. "É um volume impressionante, que leva em consideração os projetos de infraestrutura e de investimentos", acrescentou.
Por sua parte, o embaixador notou a ativa cooperação entre os dois países, inclusive em termos de tais plataformas como o G20, BRICS e ONU. "A cooperação dos nossos Estados está em um alto nível, e isso confirma nossa aspiração para o fortalecimento dos laços", disse.
Comentar