Panorama internacional

'Algo vai acontecer': Trump sugere que China vai atacar Taiwan após Olimpíadas de Pequim em 2022

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu sua previsão pessoal e ambígua de que a República Popular da China atacaria Taiwan em algum momento de 2022, após as Olimpíadas de Inverno de Pequim.
Sputnik
Em uma entrevista com um ex-membro do Parlamento Europeu do Reino Unido, Nigel Farage, Trump falou sobre a América em sua ausência e sua percepção de um aumento da agressividade de Pequim. Quando questionado por Farage onde ele, Trump, sente que a América está no mundo no momento, o ex-presidente respondeu duramente.

"Acho que está no ponto mais baixo de todos os tempos", afirmou Trump, acrescentando: "Acho que nunca esteve em uma posição como esta. Não somos mais respeitados".

O 45º comandante-chefe detalhou seu argumento de que os Estados Unidos não eram mais respeitados, apontando para o que ele sugeriu ser uma mudança no comportamento de Pequim em relação a Taipé desde que deixou o cargo.

"Eu vou lhe dizer, não havia aviões voando sobre Taiwan – e o nome [Taiwan] nem mesmo era mencionado", Trump disparou, acrescentando, "você não falava sobre Taiwan quando eu era presidente – não aconteceria o que eles estão fazendo agora".

O Exército chinês voou para o espaço aéreo de Taiwan durante sua presidência em duas ocasiões, ambas em setembro de 2020. Prosseguindo com as opiniões de Trump sobre uma mudança no comportamento da China em relação a Taiwan, ele insinuou que Pequim em breve faria um movimento militar contra Taipé.
"[China] espera até depois das Olimpíadas, presumo, e talvez algo aconteça", observou ele, antes de acrescentar que "não é bom se você estiver [em Taiwan se a China atacar] e tiver bombardeiros sobrevoando seu país constantemente [...] o que é constante".
Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 serão sediados em Pequim de 4 a 20 de fevereiro. Mais tarde na entrevista, Trump adicionou que "muitas pessoas dizem que sou muito bom no negócio de previsões".
Comentar