Notícias do Brasil

'Prepare o paraquedas': com abandono de Bolsonaro, Mourão estaria se aproximando de Moro, diz mídia

Mourão teria ouvido do presidente que é hora de "preparar o paraquedas", uma vez que não conta com o vice para seu projeto de reeleição. Segundo mídia, Moro tem tentado atrair integrantes das Forças Armadas para seu plano eleitoral.
Sputnik
Há um bom tempo é possível notar a distância entre o presidente, Jair Bolsonaro, e seu vice-presidente, Hamilton Mourão.
O Palácio do Planalto já deixou claro que as constantes declarações concedidas por Mourão à imprensa sobre assuntos em alta na seara política brasileira não são bem-vindas. Do outro lado, o vice-presidente fala o que pensa sem, muitas vezes, ter um discurso alinhado ao do presidente.
O presidente Jair Bolsonaro ao lado do vice-presidente Hamilton Mourão durante cerimônia em Brasília.
De acordo com o jornal O Globo, após ouvir de Bolsonaro que não contaria com ele para seu projeto de reeleição, o vice-presidente estaria dialogando de forma mais próxima com Sergio Moro, ex-ministro da Justiça de Bolsonaro e provável presidenciável às eleições de 2022 pelo Podemos.
Segundo a mídia, nas últimas semanas, o chefe do Executivo deu a seguinte orientação ao vice: tenha um paraquedas reserva. Fez isso em duas ocasiões, uma delas por mensagem de texto e a outra, pessoalmente, durante uma cerimônia no Planalto. Na primeira vez, a sugestão veio acompanhado de um anúncio: "Vou para o PL. Tenha um paraquedas reserva".
Notícias do Brasil
Mourão lamenta exclusão em reuniões de Bolsonaro e critica passaporte sanitário: terá falsificação
A aproximação Moro-Mourão teria sido costurada, em partes, por Carlos Alberto dos Santos Cruz, ex-integrante do atual governo e recente filiado ao Podemos. De acordo com o jornal, o militar defende até que Mourão continue na cadeira de vice, mas em uma gestão de Moro.
Ainda de acordo com O Globo, outra ponte entre os dois teria acontecido quando um amigo em comum avisou ao vice-presidente que Moro o procuraria, o que de fato ocorreu.
De lá para cá, o vice-presidente e o ex-ministro vêm trocando mensagens. Há pouco tempo, Mourão criticou publicamente o orçamento secreto, ocasião em que Moro enviou um curto texto felicitando o posicionamento do vice-presidente. Também já trocaram considerações a respeito da PEC dos Precatórios, alvo de críticas de ambos.
Sergio Moro, ex-ministro e candidato à Presidência, comparece ao Senado Federal para defender o programa Auxílio Brasil, 23 de novembro de 2021
Até o momento, Hamilton Mourão ainda não bateu martelo sobre qual caminho vai trilhar no ano que vem. O ainda vice-presidente balança entre uma candidatura ao Senado pelo Rio de Janeiro ou Rio Grande do Sul, mas não descarta disputar o governo fluminense.
Comentar