Ciência e sociedade

Telescópio Hubble detecta estrela emitindo jato de plasma que se estende por 2 anos-luz (FOTO)

Jato de plasma de uma estrela recém-formada flamejando nas profundezas da nebulosa de reflexão NGC 1977 foi captado pelo telescópio Hubble.
Sputnik
As nebulosas de reflexão são nuvens de poeira que refletem a luz de uma ou mais estrelas vizinhas.
O jato (o objeto laranja na parte inferior central da imagem) é emitido por uma estrela jovem, a Parengo 2042, envolta em um disco de detritos que poderia dar origem a novos planetas.
A estrela emite um jato de plasma pulsante, que se estende por uma distância de dois anos-luz através do espaço, curvando-se para norte na imagem divulgada pela NASA.
O gás do jato foi ionizado até se iluminar pela radiação de uma estrela próxima, a 42 Orionis. Isto faz com que seja particularmente útil para os pesquisadores, porque seu fluxo permanece visível sob a radiação ionizante das estrelas próximas.
Normalmente, os jatos como este só seriam visíveis quando colidissem com a matéria circundante, criando ondas de choque brilhantes que desaparecem à medida que esfriam.
Na imagem, as cores vermelho e laranja indicam o jato e gás brilhante das ondas de choque relacionadas.
As ondulações azuis que parecem estar se afastando para longe do jato na parte direita da imagem são choques em arco. Os choques em arco ocorrem no espaço quando fluxos de gás colidem, sendo semelhantes às ondas crescentes que se formam quando um navio se move pela água.
Comentar