Panorama internacional

Gazprom diz não ter recebido pagamento da Moldávia por gás, prazo expira hoje

Até o momento, o pagamento pelo gás da Moldávia não foi realizado, apesar de o prazo para o pagamento estipulado pela Gazprom vencer nesta quarta-feira (24).
Sputnik
"Até o momento, o pagamento pelo gás não foi recebido da Moldávia. O prazo de 48 horas após a notificação sobre a suspensão do fornecimento devido à falta de pagamento expira hoje", afirmou o porta-voz da gigante energética russa Gazprom, Sergei Kupriyanov.
Na segunda-feira (22), Kupriyanov declarou que a Gazprom suspenderia o fornecimento de gás à Moldávia após 48 horas, caso não recebesse o pagamento previsto para o dia 22 de novembro referente ao atual fornecimento.
Panorama internacional
Gazprom avisa Moldávia que fornecimento de gás será parado em 48 horas por falta de pagamento
Em 29 de outubro, a Gazprom e a Moldávia prorrogaram o contrato de fornecimento de gás ao país por mais cinco anos, começando em 1º de novembro. A empresa russa referiu que os lados assinaram um documento de regularização das questões correntes no âmbito do gás, e que as condições do novo contrato são mutuamente vantajosas.
Chisinau, por sua vez, informou que no novo contrato será utilizada a fórmula proposta pela Moldávia. Além disso, a dívida à Gazprom da empresa de gás moldava, Moldovagaz, será auditada em 2022. Planeja-se que, depois disso, a dívida seja paga nos cinco anos seguintes, incluindo as multas.
Comentar