Panorama internacional

Shoigu: 10 bombardeiros estratégicos dos EUA ensaiaram ataque nuclear contra a Rússia (VÍDEO)

De acordo com ministro da Defesa russo, só no último mês de outubro, mais de 30 voos deste tipo foram registrados. Para Shoigu, a execução da atividade norte-americana não é só um perigo para Rússia, mas para China da mesma forma.
Sputnik
Nesta terça-feira (23), o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, afirmou que dez bombardeiros estratégicos dos EUA ensaiaram um ataque com armas nucleares à Rússia em novembro deste ano, "praticamente ao mesmo tempo do oeste ao leste", durante os exercícios militares Global Thunder dos EUA.
Só no último mês de outubro, foram registrados cerca de 30 desses voos, de acordo com Shoigu que relatou a informação após se reunir com seu homólogo chinês Wei Fenghe.

"Em todos os casos, nossos sistemas de defesa antiaérea detectaram dentro do tempo certo os bombardeiros estratégicos dos EUA, estabeleceram controle contínuo e executaram medidas de prevenção de incidentes", disse Shoigu.

O chefe da Defesa russa também pontuou que manobras de aviação dos EUA perto das fronteiras orientais da Rússia "criam uma ameaça não apenas para Rússia, mas também para a China".
Ainda segundo Shoigu, em 2020, a Força Aérea dos Estados Unidos realizou 22 voos sobre o mar de Okhotsk, o que representa um aumento considerável desde 2019, quando eram apenas três. Durante os voos, o ministro relata que os bombardeiros norte-americanos ensaiaram possíveis ataques com mísseis de cruzeiro.
Panorama internacional
Kremlin: exercícios da OTAN no mar Negro são 'cena triste' e levarão a 'consequências muito graves'
Na semana passada, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que a OTAN utiliza a sua aviação estratégica com armas de combate em exercícios não programados no mar Negro, o que constitui um sério desafio para a Rússia, conforme noticiado.
Comentar