Panorama internacional

Brasão de armas cai durante discurso de Guaidó, gerando comparações a sua carreira política (VÍDEO)

O opositor da Venezuela fez um discurso pós-eleitoral na segunda-feira (22), durante o qual um acontecimento cómico levou a comparações com seu desempenho político no país.
Sputnik
Quando Juan Guaidó, líder da oposição da Venezuela, estava fazendo um discurso na segunda-feira (22), em que minimizou os resultados das eleições regionais e municipais no país, um brasão de armas fixado no local caiu no chão, o que muitos viram como uma "metáfora perfeita".
"Presidência" de farsa de Guaidó literalmente caindo ante nossos olhos
Senhoras e senhores, o autoproclamado "presidente interino" Juan Guaidó. É o que você ganha por construir um cenário presidencial falso em seu quintal
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram Guaidó visivelmente incomodado quando se vira durante o discurso e vê o brasão fixado atrás dele caindo, perto do final de sua coletiva de imprensa.
Na última semana, o opositor venezuelano insistiu, citado pelo jornal La Tercera, que "não há condições para eleições livres e justas na Venezuela", apesar de a Vontade Popular, seu partido, acabar por decidir participar delas, o mesmo acontecendo com observadores da União Europeia (UE), que haviam boicotado todas as eleições no país após 2006.
Panorama internacional
Partido governista ganha eleições regionais na Venezuela, Maduro apela ao diálogo
Desde janeiro de 2021 que a UE decidiu deixar de se referir a Guaidó como "presidente interino" venezuelano.
Elliot Abrams, representante especial dos EUA para a Venezuela e o Irã, e Carlos Vecchio, embaixador do opositor no país norte-americano, acusaram Josep Borrell, chefe da política externa do bloco europeu, de "legitimar" o processo eleitoral no país sul-americano, dando a ideia de uma divergência transatlântica na abordagem a Caracas. É esperado que o relatório europeu seja publicado nesta terça-feira (23).
Juan Guaidó tem recebido apoio financeiro e público de Washington nos últimos anos, que declara o "regime" de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, de "ilegítimo". Guaidó se autoproclamou "presidente interino" do país em janeiro de 2019, mas falhou em remover do poder o chefe de Estado da Venezuela.
Comentar