Panorama internacional

Nord Stream 2: EUA impõem sanções a navios e entidade ligada à Rússia

Os Estados Unidos impuseram mais sanções em relação ao gasoduto Nord Stream 2, informou o secretário de Estado norte-americano Antony Blinken, nesta segunda-feira (22). Desta vez os alvos são dois navios e uma entidade ligada à Rússia, a Transadria Ltd., por envolvimento no projeto.
Sputnik

"O Departamento de Estado apresentou um relatório ao Congresso de acordo com a Lei de Segurança Energética de Proteção da Europa de 2019 (PEESA), conforme emenda. O relatório lista dois navios e uma entidade ligada à Rússia, Transadria Ltd., envolvidos no gasoduto Nord Stream 2. A Transadria Ltd. será sancionada pelo PEESA e seu navio, o Marlin, será identificado como propriedade bloqueada", disse Blinken em um comunicado.

A PEESA, Lei de Proteção da Segurança Energética da Europa, é uma lei criada para restringir o uso pela Rússia de exportações de energia para fins coercitivos.
O Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) é um gasoduto natural que corre sob o mar Báltico e liga a Rússia à Alemanha. A construção do gasoduto começou em 2018 e foi concluída em setembro de 2021, depois que os EUA abrandaram as sanções, a fim de melhorar sua relação com a Alemanha, que tinha o interesse em concluir o projeto.
Além dos Estados Unidos, a Ucrânia e outros países do Leste Europeu se opuseram à expansão dos gasodutos do mar Báltico.
Especialistas instalam último tubo da segunda linha do gasoduto Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2), marcando o fim próximo da construção do projeto
O Nord Stream 2 foi precedido por um projeto Nord Stream original que começou em 2011 e foi concluído em 2012.
Estima-se que a introdução de um segundo gasoduto Nord Stream duplique a capacidade de exportação de gás para 3,9 trilhões de pés cúbicos.
A expansão dos gasodutos Nord Stream fornecerá gás natural barato à Alemanha e à Europa Ocidental. O transporte de gás natural por dutos terrestres é mais caro porque os países do Leste Europeu cobram taxas por sua passagem.
Comentar