Porta-aviões dos EUA não estão preparados para atingir alvos costeiros da Rússia e China, diz jornal

Rússia possui armas capazes de manter os porta-aviões dos EUA a uma distância da costa suficiente para que esses navios não sejam capazes de atingir alvos terrestres, disse Jerry Hendrix, capitão aposentado da Marinha norte-americana.
Sputnik
"China e Rússia desenvolveram armamentos que impedem o inimigo de alcançar uma determinada área, e que provavelmente manterão os porta-aviões [dos EUA] a uma distância de 1.000 milhas [aproximadamente 1.800 km], fora do alcance [dos caças-bombardeiros] F/A-18", aponta ex-capitão em um artigo de opinião publicado no The Wall Street Journal.
O militar acrescentou que os caças de 5ª geração dos EUA F-35B e F-35C, que serão entregues aos militares, conseguem percorrer uma distância de aproximadamente 400 e 625 milhas marítimas respectivamente.
A questão do alcance poderia ser resolvida por drones de reabastecimento, que podem decolar dos porta-aviões, sugere Hendrix. No entanto, estes aparelhos não tripulados existem em quantidade insuficiente e, além do mais, conseguem transportar menos combustível do que os meios aéreos tripulados.
China está treinando para atacar porta-aviões, 'afundar e matar ocupantes', segundo relatos
"Este problema é particularmente relevante tendo em conta os planos da Marinha [dos EUA] de continuar a construção de superporta-aviões da classe Gerald R. Ford com um deslocamento de 100 mil toneladas e custo de US$ 13 bilhões [R$ 72,9 bilhões]", ressaltou militar.
Por fim, Hendrix afirmou que, se em um futuro próximo não forem embarcados nos porta-aviões aviões tripulados ou não tripulados de longo alcance, os grupos de ataque de porta-aviões não serão capazes de ter um impacto significativo na contenção da Rússia e China.
Vale ressaltar que recentemente a China construiu maquetes de um porta-aviões e outros navios de guerra dos EUA, possivelmente para praticar "tiro ao alvo", no deserto de Xinjiang, conforme imagens de satélite registradas pela empresa Maxar.
Comentar