Propagação e combate à COVID-19

Polícia usa gás lacrimogêneo em manifestantes protestando contra lockdown na Bélgica (FOTO, VÍDEOS)

Cerca de 35.000 pessoas se reuniram em Bruxelas, Bélgica, para protestar contra novas restrições anti-COVID-19 anunciadas em meio a um aumento de casos, levando à ação policial.
Sputnik
Manifestantes em Bruxelas, Bélgica, começaram neste domingo (21) a construir barricadas em resposta ao gás lacrimogêneo usado pela polícia para dispersar as pessoas, relata correspondente da Sputnik do local.
Bruxelas contra o passapore sanitário
Os participantes da ação têm protestado contra novas restrições impostas, tais como proibir pessoas não vacinadas de visitar bares, restaurantes, cinemas e academias.
O evento atraiu cerca de 35.000 pessoas e levou ao bloqueio de tráfego nas ruas e túneis do centro da cidade, indica a polícia.
Protesto contra medidas de COVID-19 no Bairro Europeu de Bruxelas. Fogos de artifício e gritos de "liberdade!"
De acordo com a agência francesa AFP, o protesto, chamado de Juntos pela Liberdade, era inicialmente pacífico, mas um grupo de manifestantes começou a atirar projéteis à polícia, levando os policiais a responder com canhões d'água e gás lacrimogêneo.
VEJAM: Novas restrições da COVID-19 criaram manifestações em massa em Bruxelas no domingo [21].
A Bélgica alargou recentemente o uso de máscaras faciais e trabalho remoto obrigatório em uma tentativa de conter um novo surto de casos.
O governo belga lançou na quarta-feira (17) novas medidas para contrariar a disseminação do coronavírus e, além do certificado da COVID-19, as autoridades obrigaram todas as pessoas de pelo menos dez anos a usar máscaras em todos os locais públicos, exceto escolas, exortando os empregados a trabalhar remotamente ao menos quatro dias por semana.
Ações de protesto em massa recomeçaram na Europa nas últimas semanas, depois que os governos introduziram novas restrições antipandêmicas para reduzir o aumento dos casos de infecção. Atos semelhantes nos Países Baixos resultaram em desacatos no sábado (20), com a polícia prendendo cerca de 30 pessoas.
Comentar