Notícias do Brasil

Na Bacia de Santos, Petrobras encontra vestígios de hidrocarboneto, que dão origem ao petróleo

Estatal brasileira diz que a presença de hidrocarbonetos foi constatada por meio de perfis elétricos e amostras de fluido, e que os dados permitirão avaliar o potencial e direcionar as próximas atividades exploratórias na área.
Sputnik
A Petrobras anunciou na sexta-feira (19), que identificou a presença de hidrocarbonetos (que dão origem ao petróleo) no pré-sal da Bacia de Santos, na área conhecida como Tiro e Sídon, segundo o G1.
O novo poço 1-BRSA-1381-SPS Curaçao, informalmente conhecido como Patola, está localizado em profundidade de água de 299 metros, a cerca de 200 quilômetros da costa do estado de São Paulo.
Os hidrocarbonetos são compostos de carbono e hidrogênio, que podem estar em estado líquido, sólido e gasoso, sendo encontrados em fontes de energia como o petróleo e o gás natural.
Notícias do Brasil
Brasil é grande exportador de petróleo, mas gás natural ainda enfrenta muitos desafios, diz analista
A estatal informou que o intervalo portador de petróleo foi constatado por meio de perfis elétricos e amostras de fluido, que serão posteriormente caracterizados por meio de análises de laboratório.
"A perfuração do poço Curaçao demonstra o sucesso de uma estratégia fortemente baseada em inovações tecnológicas, com máxima utilização dos dados processados e em tempo real, permitindo a tomada de decisões de forma ágil e segura", destacou a estatal.
O bloco Aram, do qual faz parte o poço Curaçao, foi adquirido em março de 2020 pela Petrobras. A estatal é a operadora e detém 80% de participação, em parceria com a empresa chinesa CNODC (20%).
Panorama internacional
EUA teriam pedido à China para liberar reservas de petróleo no âmbito de cooperação econômica
Comentar