China está treinando para atacar porta-aviões, 'afundar e matar ocupantes', segundo relatos

De acordo com Sam Armstrong, do think tank Jackson Society, a China está construindo secretamente embarcações militares capazes de transportar caças.
Sputnik
Referindo-se aos recentes relatos sobre a China estar construindo uma maquete de um porta-aviões dos EUA para realizar treinamentos de ataque com mísseis, Armstrong indicou que não haveria necessidade desses esforços, a não ser que o país estivesse planejando um "bombardeio contra porta-aviões", segundo o Daily Star.
"Se a China está construindo porta-aviões dos EUA em escala real, está desenvolvendo a capacidade de enviar seus caças rapidamente ao redor do mundo, com a intenção de afundar aquele navio e matar seus ocupantes [...] Esses são modelos prontos para implantar em um exercício de treinamento para uma operação real contra as forças do Ocidente", declarou.
A modernização naval da China inclui uma diversidade de programas para produção de novos navios, aeronaves e armas, bem como melhoria da manutenção e logística, junto com o desenvolvimento de uma doutrina naval e o aprimoramento de seus militares.
Panorama internacional
EUA vão competir com China 'usando todas as forças', afirma Sullivan após cúpula Biden-Xi
Acredita-se que a força naval chinesa tenha à disposição 355 navios de guerra, incluindo navios de desembarque, navios de superfície, submarinos e porta-aviões.
De acordo com o jornal The Washington Times, a China pode vir a ter um total de 460 embarcações de guerra até o final da década, mostrando que, de fato, o gigante asiático está ficando cada vez mais poderoso, inclusive introduzindo um novo componente naval de sua tríade nuclear, os submarinos de mísseis balísticos de propulsão nuclear Type 094.
Comentar