Panorama internacional

Emmanuel Macron teria alterado cor de bandeira da França sem avisar público

O presidente da França mudou a bandeira do país europeu mais de um ano depois de um "debate interno" no Palácio do Élysée, citando inclusive a vontade de a aproximar à da União Europeia, segundo relatos.
Sputnik
Emmanuel Macron, presidente da França, mudou no fim de semana a bandeira francesa, anunciou no domingo (14) mídia do país.
De acordo com o jornal Le Parisien, os jornalistas Paul Larrouturou e Eliot Blondet publicaram recentemente um livro chamado "Élysée confidentiel" ("Élysée Confidencial"), no qual disseram que em junho de 2020 Macron decidiu mudar o azul na bandeira tricolor para ser ligeiramente mais escuro.
O presidente francês teria sido influenciado para o caso primeiramente por Arnaud Jolens, diretor de operações do Palácio do Élysée, e Bruno Roger-Petit, conselheiro de memória de Macron, após um "debate interno", durante o qual houve também pessoas opinando que tais propostas não tinham interesse ou criariam uma bandeira "feia".
Panorama internacional
Equipe de jornalistas da emissora RT França é detida na fronteira entre Polônia e Belarus
Ambos entendiam que o azul escuro era mais esteticamente agradável, especialmente com a bandeira da União Europeia, que tem a mesma cor, e que costuma acompanhar a da França. Além disso, foi referido que era necessário se "reconectar" com a bandeira revolucionária de 1793.
O governo Macron não comunicou a mudança ao público. Segundo a emissora Europe1, o presidente da França prefere que o público não acredite que há algum significado profundo atrás da mudança.
Como refere a mídia francesa, o azul escuro tem sido usado há muito tempo pela Marinha da França. Bernard Rogel, almirante e chefe do Estado-maior do presidente da República, também tem sugerido esta mudança.
Comentar