Panorama internacional

Planos dos EUA de fornecer armas a Kiev agravam situação no sudeste da Ucrânia, diz diplomata russo

O embaixador russo nos Estados Unidos, Anatoly Antonov, declarou depois do encontro do secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, com o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmitry Kuleba, que os planos dos EUA de fornecer armas a Kiev agravarão a situação no sudeste ucraniano.
Sputnik
"Os planos de fornecimento de armas ao 'regime ucraniano' apenas agravarão a situação no sudeste da Ucrânia. Consideremos, que se perdeu mais uma oportunidade de fazer com que Kiev acabe com a guerra", declarou Antonov.
Na quarta-feira (10), Kuleba e outros membros da delegação ucraniana estiveram em Washington em uma visita de trabalho, no âmbito da qual foi firmado o acordo para uma nova parceria estratégica entre os EUA e a Ucrânia.
Chefe da CIA teria ido à Rússia para alertar contra suposto aumento de tropas perto da Ucrânia
Durante o encontro, Blinken prometeu à Ucrânia continuar fornecendo ajuda militar, incluindo armas letais.
Por sua vez, o conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, teve um encontro com Kuleba e outros líderes ucranianos para discutir a parceria na área da segurança energética e instou Kiev a combater a corrupção, segundo a Casa Branca.
"Eles discutiram o progresso obtido nas prioridades bilaterais definidas pelo presidente americano Joe Biden e pelo presidente ucraniano Vladimir Zelensky em sua declaração conjunta de 1º de setembro", informou.
Comentar