Ciência e sociedade

Caixas de ouro centenárias são devolvidas a museu 40 após terem sido roubadas (FOTOS)

Uma preciosa coleção de caixas de ouro foi retornada ao seu museu de origem 40 anos após ter sido roubada.
Sputnik
Sete dos 24 "assaltos de Fulford" - no valor de mais de £ 100 mil (cerca de R$ 722 mil) e datados de 1770 - foram devolvidos ao lugar onde pertencem, depois de terem sido roubados em 1981, informa o Daily Mail.
As pequenas caixas, uma mistura de artesanato francês, suíço e alemão, foram devolvidas ao museu Temple Newsam House, em Leeds, no Reino Unido.
Junto com outros objetos preciosos, 24 pequenas caixas de ouro foram roubadas em 1981 do museu britânico Temple Newsam House
Estes tesouros foram descobertos no decorrer de um leilão, mas como mudaram de dono tantas vezes nas últimas décadas, foi impossível identificar o ladrão.
As caixas em causa foram oferecidas ao museu no início da Segunda Guerra Mundial, fazendo parte de uma doação generosa do notável empresário, magnata e colecionador de arte local, Frank Fulford.
Uma das sete caixas de ouro recuperadas exposta no museu britânico Temple Newsam House
James Ratcliffe, diretor de recuperações e conselheiro geral do registro de arte perdida, comentou que "é fantástico ver estas sete caixas de ouro devolvidas ao Temple Newsam House, mais de 40 anos desde que foram roubadas", citado pelo tabloide.
Os objetos em causa foram roubados juntamente com uma série de outros bens valiosos, sendo que o ladrão, provavelmente, teria fingido ser um turista observando as muitas antiguidades expostas no estabelecimento nessa época.
Comentar