Panorama internacional

Pequim adverte EUA a pararem com quaisquer interações oficiais com Taiwan

Em meio às crescentes tensões entre Pequim e Washington, o gigante asiático volta a lançar avisos aos EUA sobre sua interferência na região.
Sputnik
O Ministério das Relações Exteriores da China disse, nesta quarta-feira (10), que visitas de delegações dos EUA a Taiwan violam a política de Uma Só China, e que por essa razão Washington deveria parar com qualquer forma de interação com Taipé, informa a agência Reuters.
Wang Wenbin, porta-voz do ministério, advertiu que seria perigoso formar aliança com as forças pró-independência taiwanesas.
As tensões entre Taiwan e a China vêm aumentando nos últimos meses, com Taiwan reclamando, por mais de um ano, de repetidas missões da Força Aérea chinesa perto da ilha.
A China, por seu lado, não descarta o uso da força para colocar Taiwan sob seu controle, ante as afirmações de Taipé em que defenderá sua liberdade e democracia, aponta a mídia.
É importante relembrar que Pequim considera Taiwan parte do território da China, classificando as ações dos EUA e aliados na região de desestabilizadoras e provocadoras.
Comentar