Panorama internacional

Defesa de Taiwan revela pela 1ª vez número de militares dos EUA que estiveram na ilha desde 2019

Um relatório publicado a cada dois anos pelo Ministério da Defesa de Taiwan revelou pela primeira vez os números exatos de militares dos EUA que estiveram na ilha para treinar as tropas taiwanesas nos últimos anos.
Sputnik
Centenas de militares norte-americanos foram a Taiwan nos últimos dois anos para participar de mais de 100 programas de treinamento, enquanto quase o mesmo número de soldados taiwaneses viajou para os EUA, segundo informou o Ministério da Defesa da ilha em seu Relatório da Defesa Nacional de 2021, citado pelo South China Morning Post.
Cerca de 2.800 militares dos EUA e de Taiwan estiveram envolvidos em programas de intercâmbio entre setembro de 2019 e agosto de 2021. O número inclui 542 soldados taiwaneses que viajaram aos EUA para participar de 175 programas diferentes e 618 norte-americanos que estiveram envolvidos em 107 programas na ilha.
O relatório também informou que 1.639 efetivos de ambos os exércitos participaram de 102 programas, mas não disse onde eles ocorreram.
É um aumento significado em comparação com a informação publicada recentemente pelo The Wall Street Journal. O jornal afirmou que duas dúzias de militares das Forças Especiais e Marinha dos EUA estiveram na ilha por mais de um ano. A notícia foi confirmada pela presidente taiwanesa Tsai Ing-wen.
Em uma outra publicação da revista Foreign Policy a agenda de funcionários do Pentágono a que a revista teve acesso mostra que o contingente norte-americano está em Taiwan desde 2008. Seu número é relativamente pequeno, às vezes é de 7-30 militares.
Comentar