'Pura fabricação': Pequim rejeita acusações de espionagem contra cidadão da China nos EUA

Ministério das Relações Exteriores da China reagiu à condenação de Xu Yanjun nos EUA por supostas tentativas de roubar segredos comerciais de empresas norte-americanas.
Sputnik
As acusações de espionagem contra um cidadão chinês nos EUA são "pura fabricação", disse na segunda-feira (8) o Ministério das Relações Exteriores da China, citado pela agência britânica Reuters.
"A alegação é pura fabricação", comentou em Pequim, China, Wang Wenbin, porta-voz da chancelaria chinesa, sobre o caso de Xu Yanjun, descrito como um "oficial de inteligência" pelo Departamento de Justiça (DoJ, na sigla em inglês) dos EUA.
"Exigimos que os EUA tratem o caso de acordo com a lei, e de maneira justa, para assegurar os direitos e interesses do cidadão chinês", apontou ele.
O DoJ comunicou na sexta-feira (6) que Xu foi condenado por um júri federal norte-americano por conspiração para roubar segredos comerciais de várias empresas aeronáuticas e aeroespaciais dos EUA desde pelo menos 2013, incluindo a GE Aviation, pertencente à multinacional norte-americana General Electric.
Símbolo do Departamento de Justiça dos EUA em sua sede em Washington, EUA, 10 de maio de 2021
O cidadão da China enfrenta até 60 anos de prisão e uma multa que poderá ultrapassar US$ 5 milhões (R$ 27,72 milhões), depois que o Departamento de Justiça o chamou de "primeiro oficial da inteligência chinesa a ser extraditado aos EUA para julgamento".
O cidadão chinês tinha sido extraditado da Bélgica para os Estados Unidos.
Comentar