Raros bumerangues descobertos no sul da Austrália devido à seca revelam passado diversificado (FOTO)

Quatro raros bumerangues de madeira foram encontrados em uma parte seca do rio Cooper Creek, na remota Austrália do Sul.
Sputnik
Uma nova pesquisa analisou a rara coleção dos bumerangues não retornáveis de Cooper Creek.
Os autores da nova pesquisa concluíram que, além de seu provável uso como projéteis, os bumerangues indicaram a "diversidade" das atividades em que eram aplicados, incluindo o combate, caça, escavação, gerenciamento de incêndios e cerimônias, segundo a professora da Universidade Flinders, Amy Roberts, citada pelo 9News.
Quatro bumerangues de madeira foram encontrados no leito do rio Cooper Creek no remoto sul da Austrália
"Esta gama de atividades vai muito além do estereótipo do bumerangue que retorna, conhecido pela maioria dos australianos", afirmou o coautor do estudo dr. Daryl Wesley, da Universidade Flinders.
A datação por radiocarbono revelou que a origem dos artefatos varia entre 1650 e 1830, ou seja, dois séculos que antecederam as incursões europeias na região.
A descoberta dos quatro bumerangues, incluindo um com a envergadura de um metro, ocorreu enquanto os funcionários do local recolhiam o lixo deixado por visitantes em um leito seco entre dezembro de 2017 e janeiro de 2018.
Comentar