EUA avaliam incluir Índia, Japão, Alemanha e Coreia do Sul na aliança Cinco Olhos

O Comitê de Serviços Armados do Congresso norte-americano considera expandir a aliança Cinco Olhos, formada pelos EUA, Reino Unido, Austrália, Canadá e Nova Zelândia, para enfrentar "as ameaças atualmente provenientes da China e da Rússia".
Sputnik
O Comitê de Serviços Armados da Câmara dos Representantes dos EUA pediu ao diretor de inteligência nacional e ao secretário de Defesa que identificassem os "benefícios" e "riscos" de expandir a aliança Cinco Olhos para incluir também a Índia, o Japão, a Alemanha e a Coreia do Sul.
"O pacto de compartilhamento de inteligência Cinco Olhos é um vestígio da Segunda Guerra Mundial que precisa ser atualizado para melhor manter o controle sobre a China", disse ao Defense One o membro do comitê, Ruben Gallego.
Gallego teria apresentado uma emenda na Lei de Autorização de Defesa Nacional para o ano de 2022 a fim de formalizar a proposta do comitê.
"O comitê reconhece que o cenário de ameaças mudou muito desde o início do acordo Cinco Olhos, com as principais ameaças agora provenientes da China e da Rússia", indica a proposta.
O Comitê de Serviços Armados acredita que os países do pacto Cinco Olhos devem ampliar o círculo de confiança para outros países no confronto entre grandes potências.
Cinco Olhos é uma aliança de compartilhamento de inteligência entre os EUA, Reino Unido, Austrália, Canadá e Nova Zelândia. Foi originalmente concebido como um acordo entre os Estados Unidos e o Reino Unido para facilitar a cooperação durante a Segunda Guerra Mundial e, mais tarde, foi expandido para incluir três outras nações de língua inglesa.
Comentar