Pentágono remove temporariamente 124.000 fotos e 17.000 vídeos da guerra no Afeganistão

O Pentágono restringiu temporariamente o acesso a milhares de materiais audiovisuais em seu site sobre a presença militar dos EUA no Afeganistão para proteger a identidade dos afegãos que colaboraram com Washington.
Sputnik
O porta-voz do Departamento de Defesa, John Kirby, revelou na segunda-feira (1º) que EUA removeram cerca de 17.000 vídeos e 124.000 fotos que incluíam os rostos ou outras características identificáveis de afegãos expostos a possível vingança por parte do Talibã.
Os EUA decidiram remover os materiais por preocupações de que o Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) após assumir o controle de Cabul pudesse retaliar contra os afegãos que ajudaram os Estados Unidos.
"Essas preocupações eram válidas e não pedimos desculpas por tomar essa decisão. Ainda acredito que foi a coisa certa a fazer", disse Kirby, citado pela AP.
O processo de remoção dos materiais começou em agosto e levou quase dois meses. Kirby afirmou que todos os materiais serão repostos quando as autoridades norte-americanas considerarem seguro.
"Nada foi retirado dos registros. [O material] foi simplesmente arquivado até que acreditemos que será o momento apropriado para repô-lo em seu lugar", conforme Kirby.
Comentar