Putin no G20: é preciso abordar mudança climática de maneira abrangente considerando a economia

Neste domingo (31), o presidente russo Vladimir Putin disse na Cúpula do G20, em formato de videoconferência, que é preciso abordar as alterações climáticas de maneira abrangente, considerando a economia e prosperidade dos cidadãos.
Sputnik
A Rússia cumpre todos seus compromissos de luta contra as mudanças climáticas e também implementa uma política para redução de emissões, declarou Vladimir Putin.
"Nós cumprimos todas nossas obrigações nos termos da Convenção-Quadro da ONU sobre a Mudança do Clima e do Acordo de Paris. Realizamos de maneira consequente uma política de redução das emissões líquidas de gases de efeito estufa", segundo Putin.
O presidente russo afirmou que a Rússia atingirá a neutralidade de carbono até 2060. A parcela de fontes livres de carbono na Rússia, levando em conta o uso de gás, é de cerca de 86%.
"Hoje, a parcela da energia de fontes praticamente livres de carbono, que, como nós sabemos, são as usinas nucleares, hidrelétricas, eólicas e solares, ultrapassa 40%, mas levando em conta o gás natural, o combustível de menor teor de carbono entre os hidrocarbonetos, essa parcela é de 86%", informou.
Putin disse que esse é um dos melhores indicadores no mundo. Segundo especialistas internacionais, a Rússia está entre os líderes do processo global de descarbonização, sublinhou.
Presidente russo Vladimir Putin discursa na Cúpula do G20 em formato de videoconferência, 31 de outubro de 2021
O líder russo destacou a necessidade de aumentar a absorção de gases de efeito estufa no mundo. A Rússia implementará novas tecnologias agrícolas e novos mecanismos para o uso das florestas.
Putin afirmou que a Rússia, tal como os outros países, sente as consequências do aquecimento global. O país está especialmente preocupado com o derretimento do permafrost.
As regras de regulação do clima devem ser baseadas em modelos comuns de contabilização e monitoramento das emissões de gases de efeito estufa.
Putin sublinhou que na luta contra as alterações climáticas é necessário ter em conta o desenvolvimento da economia e a prosperidade das pessoas.
"E o que é mais importante, é preciso abordar as questões da luta contra as mudanças climáticas de forma abrangente, em estreita relação com os passos dedicados a assegurar o crescimento econômico e, como os colegas já referiram, o bem-estar das pessoas”, acrescentou.
Os esforços da comunidade internacional devem se concentrar em projetos ambientais, conforme o presidente da Rússia.
Comentar