Brexit: França ameaça sancionar Reino Unido se não houver solução para crise de pesca

A separação das áreas de pesca depois que o Reino Unido se retirou da UE revelou ser um dos assuntos mais problemáticos do "divórcio" europeu, junto com a questão da fronteira da Irlanda do Norte.
Sputnik
Paris começará a aplicar medidas de retaliação contra o Reino Unido a partir de 2 de novembro, caso a disputa entre os dois países quanto à pesca após o Brexit não melhorar, advertiu Clément Beaune, secretário de Estado francês para Assuntos Europeus.
O diplomata observou que as medidas poderiam incluir "controles aduaneiros e sanitários sistemáticos" aos produtos importados do Reino Unido para a França, bem como uma proibição de desembarque de frutos do mar. A lista completa das possíveis sanções deverá estar disponível a partir de 28 de outubro.
Segundo Gabriel Attal, porta-voz do governo francês, Paris esperava que Londres emitisse o dobro das licenças de pesca para pescadores franceses do que o Reino Unido efetivamente emitiu.
O Reino Unido concordou em emitir licenças de pesca para a França após sua saída da UE, ameaçando fechar suas águas territoriais aos pescadores estrangeiros, o que provocou protestos por parte de seus parceiros europeus. A disputa acabou sendo resolvida por um acordo entre Londres e Bruxelas para evitar guerras de pesca.
Desde o final de 2020 que Londres e Paris se encontram em um tenso impasse. O Reino Unido deixou a UE em janeiro desse ano, mas deveria seguir sob os termos comerciais da organização.
O período de transição terminou em 31 de dezembro de 2020, mas Londres rejeitou a possibilidade de estender esse período, apesar das divergências sobre pesca e outras questões.
Comentar