Boeing instala sistemas de guerra eletrônica em frota de F-15 nos EUA

Os especialistas da Boeing vão produzir aviônicos de guerra eletrônica para a frota de caças F-15 da Força Aérea norte-americana com o objetivo de ajudar a proteger as aeronaves dos mísseis guiados.
Sputnik
O contrato de US$ 55,4 milhões (R$ 307,7 milhões) envolve o fornecimento do sistema de alerta e sobrevivência passivo/ativo Eagle (EPAWSS, na sigla em inglês) com tecnologia de guerra eletrônica aos caças F-15 da Força Aérea dos EUA, segundo o portal Military Aerospace.
O EPAWSS também fará parte dos aviônicos do caça F-15EX de última geração, que é baseado nos caças F-15 Advanced Eagle que a Boeing está construindo para as forças aéreas do Catar e Arábia Saudita e que contam com o sistema de controle de voo fly-by-wire, um pacote de guerra eletrônica digital e um sistema de busca e rastreamento infravermelho, bem como o radar ativo AESA Raytheon APG-63(v)3.
Novo caça F-15EX Eagle II dos EUA
O sistema EPAWSS é projetado para monitorar, rastrear e identificar ameaças, tais como mísseis guiados por radar, no espaço aéreo contestado, servindo como um sistema de autoproteção que pode ser utilizado para apoiar os caças de quarta e quinta gerações com eficácia.
Ou seja, o sistema EPAWSS coleta dados das emissões eletrônicas conhecidas das armas e sensores adversários para identificar, e depois conter, as ameaças.
Comentar