Mídia: EUA ignoram pedido de Catar de compra de drones mesmo após ajuda na evacuação do Afeganistão

Catar está decepcionado por os EUA não darem atenção ao seu pedido de compra de drones MQ-9B Predator depois de ajudar na evacuação no Afeganistão, informa o The Wall Street Jornal citando uma fonte anônima do governo do Catar.
Sputnik
Segundo informações, há mais de um ano, o país árabe teria apresentado um pedido aos EUA de compra de quatro drones Predator.
O jornal aponta que o Departamento de Estado dos EUA ainda não respondeu à solicitação e que os seus funcionários se recusam a explicar os atrasos nesta questão.
Além do mais, a insatisfação do Catar tem sido provocada pelo fato de o país ter apoiado os EUA durante a evacuação do Afeganistão e de o Departamento de Estado ter aprovado pedidos semelhantes de outros aliados regionais, incluindo os Emirados Árabes Unidos.
O país planejava usar os drones para monitorar suas instalações de gás e para prevenir atividades terroristas, bem como para melhorar a segurança na próxima Copa do Mundo da FIFA, aponta jornal. O valor estimando do acordo de compra de drones é de US$ 600 milhões (R$ 3,39 bilhões).
Vale ressaltar que as forças norte-americanas usaram uma base militar no Catar para transferir suas tropas e pessoal que prestou assistência ao seu contingente no âmbito do fim da missão no Afeganistão.
Comentar