'Bebê gigante': astrônomos acham exoplaneta 2 mil vezes mais novo que a Terra (FOTO)

As imagens do novo exoplaneta, até cinco vezes mais massivo do que Júpiter, podem ajudar os cientistas a entender como os objetos no espaço se formam e mudam com o tempo.
Sputnik
Um dos planetas mais jovens já encontrados fora do Sistema Solar foi registrado por uma equipe internacional de cientistas da Universidade do Havaí, EUA no Observatório Keck.
"Esta descoberta fortuita adiciona-se a uma lista de elite de planetas que podemos observar diretamente com nossos telescópios", explica Eric Gaidos, principal autor do estudo, em comunicado divulgado na sexta-feira (22).
Isso é possível porque o novo planeta, batizado de 2M0437b, é até cinco vezes mais massivo do que Júpiter. Orbitando uma estrela recém-formada, a 400 anos-luz da Terra, o 2M0437b se formou com sua estrela entre dois e cinco milhões de anos atrás. O planeta é tão jovem que ainda está quente com a energia liberada durante sua formação, com temperatura semelhante à da lava do vulcão Kilauea, no Havaí.
De acordo com os astrônomos, o achado pode ser muito importante porque desafia o modelo atual de compreensão de formação de planetas. 2M0437b é muito grande e muito jovem para ser compatível com os modelos atuais de formação de planetas.
"Ao analisar a luz deste planeta, podemos dizer algo sobre sua composição e, talvez, onde e como ela se formou em um disco de gás e poeira há muito desaparecido em torno de sua estrela", comenta Gaidos.
Comentar