Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 22 de outubro

Bom dia! A Sputnik Brasil acompanha as notícias mais relevantes desta sexta-feira (22), marcada pela perda de bilhões das empresas brasileiras, pela debandada da equipe de Guedes, pelas declarações de Biden contra China e pela afirmação de Blinken de que americanos vão proteger a Amazônia.
Sputnik

Empresas brasileiras perdem bilhões com piora fiscal do país

As empresas brasileiras perderam em poucos dias R$ 284 bilhões em valor de mercado na bolsa de valores, informa o portal G1. O mercado financeiro reagiu negativamente às decisões da equipe econômica, com o ministro da Economia, Paulo Guedes, falando em "licença" para furar o teto de gastos para financiar o valor de R$ 400 para o programa Auxílio Brasil. As empresas que mais perderam valor no mercado foram a Petrobras, Vale e Magazine Luiza.
Painéis de indicadores econômicos na sede da Bolsa de Valores de São Paulo

Debandada em equipe de Guedes

O secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, e o secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, pediram exoneração de seus cargos ao ministro da Economia, Paulo Guedes, na quinta-feira (21). A decisão foi comunicada pelo Ministério da Economia. A pasta disse que a decisão é pessoal. As demissões ocorrem em momento de descontentamento da equipe econômica com a mudança no teto de gastos para acomodar despesas com o novo Auxílio Brasil.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, durante entrevista à Folha de S.Paulo em seu gabinete em Brasília

Ministro de STF ordena prisão e extradição de blogueiro bolsonarista

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, ordenou a prisão preventiva e o início imediato do processo de extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, dono do canal Terça Livre, no âmbito do inquérito das milícias digitais. Além disso, o ministro decretou o bloqueio das contas bancárias do bolsonarista e de remessas de dinheiro. A prisão preventiva foi pedida com base na prática frequente de crimes de ameaça, ataques contra a honra e incitação à prática de crime, bem como a participação de organização criminosa. Vale ressaltar que a Procuradoria-Geral da República foi contra a medida, segundo o Estadão. Allan dos Santos deixou o Brasil e teria entrado em julho nos Estados Unidos com visto de turista. A Polícia Federal vai incluir o mandado de prisão na lista da Interpol, para garantir que Santos seja preso e retorne ao Brasil.
O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos

Ator Alec Baldwin mata uma pessoa e fere outra no set do filme 'Rust' nos EUA

Na quinta-feira (21), o ator Alec Baldwin disparou uma arma cenográfica que matou uma mulher e deixou um ferido no set do filme "Rust", no estado do Novo México, nos EUA. Os disparos ocorreram no set de gravação do filme, causando a morte da diretora de fotografia Halyna Hutchins, de 42 anos. Além disso, o diretor, Joel Souza, de 48 anos, também foi atingido e ficou ferido. De acordo com as autoridades locais, o episódio envolveu uma arma cenográfica. As autoridades estão investigando como e que tipo de projétil foi disparado.
Ator norte-americano Alec Baldwin participa da estreia da animação "O Poderoso Chefinho 2 - Negócios da Família" da DreamWorks em Nova York

Biden afirma que EUA defenderão Taiwan em caso de ataque chinês

Na quinta-feira (21), o presidente norte-americano, Joe Biden, afirmou que os EUA defenderiam Taiwan em caso de um ataque chinês. Além disso, ele ressaltou que não quer trabalhar em conjunto com a China, enfatizando que todos sabem que os EUA são "os mais poderosos" e que o país se preocupa apenas que outras nações "possam cometer algum erro grave", informa a BBC. Estas declarações contrariam a política de longa data dos EUA de "ambiguidade estratégica".
Presidente dos EUA, Joe Biden, fala sobre a proposta de investimento em infraestrutura com Anderson Cooper da CNN e responde sobre Taiwan em Baltimore, 21 de outubro de 2021

EUA anunciam acordo para proteger Amazônia

Na quinta-feira (21), durante visita à Colômbia, o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, anunciou um acordo regional em toda a Amazônia visando reduzir o desmatamento e proteger terras indígenas, segundo a Folha de São Paulo. O intuito do pacto é propor uma "nova parceria regional focada especificamente em lidar com o desmatamento impulsionado por commodities", disse Blinken. A iniciativa vai "fornecer informações" a empresas, para que possam reduzir sua dependência do desmatamento. De acordo com a mídia, o pacto também deve incluir apoio financeiro para ajudar na manutenção de áreas indígenas protegidas e na subsistência dos pequenos produtores.
Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, durante encontro com jovens líderes em Bogotá, Colômbia, 21 de outubro de 2021
Comentar