China surpreende EUA com teste de nova capacidade espacial com míssil hipersônico, revela mídia

De acordo com relatos, a China testou um míssil hipersônico de capacidade nuclear, que viajou ao espaço em torno do globo em uma forma orbital antes de acelerar através da atmosfera em direção ao alvo.
Sputnik
O teste foi confirmado por cinco responsáveis oficiais, indicando que a China possui capacidade espacial avançada que "surpreendeu o governo norte-americano", revelou o Financial Times.
O porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA, John Kirby, afirmou que não comentaria os detalhes do relatório, contudo, fez uma ressalva.
"Deixamos claro nossas preocupações sobre as capacidades militares que a China continua buscando, capacidades que apenas aumentam as tensões na região e além [...] Este é um dos motivos pelos quais consideramos a China nosso principal desafio", ressaltou.
O voo de teste teria ocorrido em agosto, com o veículo planador sendo levado ao espaço por um foguete portador Longa Marcha-2C.
Foguete Long March-5B Y2, transportando o principal módulo da estação espacial Tianhe, da China
O veículo planador hipersônico testado teria errado supostamente o alvo por dezenas de quilômetros, mas demonstrou um "progresso surpreendente" da China em armas hipersônicas.
Recentemente, o secretário da Força Aérea dos EUA, Frank Kendall, alertou que a China poderia estar desenvolvendo capacidades nucleares, incluindo o potencial para "ataques globais a partir do espaço", obrigando os EUA a desenvolverem suas próprias armas para conter Pequim.
Comentar