China lança seu 1º satélite de exploração solar para observar mudanças nas erupções do Sol (VÍDEO)

Nesta quinta-feira (14), a China lançou seu primeiro satélite de exploração solar que fará os registros detalhados da atividade do Sol e enviará as imagens à Terra.
Sputnik
O satélite, que pesa 510 quilos e tem vida útil de três anos, foi lançado a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, na província de Shanxi, na tarde de quinta-feira (14), anunciou a Administração Espacial Nacional da China.
A principal carga útil do aparelho é um espectrômetro que recolherá imagens do Sol em um espectro determinado para ajudar os pesquisadores chineses a observarem as mudanças que ocorrem durante as erupções solares, como alterações em sua temperatura e velocidade atmosférica.
Este veículo espacial, que tem o nome da deusa solar na mitologia chinesa Xihe, operará na órbita crepuscular sincronizada com o Sol a uma altitude orbital de 517 quilômetros.
A construção do aparelho inclui a separação da cabine da plataforma e da cabine da carga útil, o que garante precisão de orientação elevada e estabilidade da carga.
Comentar