Rússia alerta para tentativas de 'aquecer' situação na Ásia após saída da OTAN do Afeganistão

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, revelou que a OTAN ignora a questão da responsabilidade pelas consequências de sua presença de 20 anos no Afeganistão.
Sputnik
A OTAN pretende redistribuir suas forças na Ásia após ter retirado suas tropas do Afeganistão e canalizar fluxos de refugiados afegãos para a região, declarou o chanceler russo, Sergei Lavrov.
"Vemos tentativas deliberadas de 'aquecer' a situação, de minar os mecanismos existentes de interação interestatal", disse Lavrov em uma reunião dos chanceleres dos países da Conferência sobre Medidas de Interação e Construção de Confiança na Ásia.
"Pode-se notar a vontade da Aliança Atlântica, após [retirada do] Afeganistão, de redistribuir as forças por outras zonas da região, quer na Ásia Central, Ásia do Sul ou Sudeste da Ásia, e ao mesmo tempo canalizar os fluxos de refugiados afegãos para estas regiões", afirmou.
Referindo-se à situação afegã, o ministro destacou a importância de fazer tudo o possível para evitar que as armas e equipamentos militares deixados pelas tropas da OTAN no Afeganistão sejam usados para "fins destrutivos".
Lavrov declarou que a Aliança Atlântica ignora a questão da responsabilidade pelas consequências de sua presença de 20 anos no Afeganistão, propondo à comunidade internacional, especialmente aos países vizinhos, que resolva os problemas.
Comentar