Astrônomos descobrem sinal raro vindo do centro da Via Láctea mas não sabem o que é

Os astrônomos que trabalham no radiotelescópio australiano ASKAP descobriram um sinal raro proveniente do centro da Via Láctea, mas as ondas de rádio não correspondem a qualquer fonte conhecida.
Sputnik
Uma equipe internacional de cientistas estudou durantes dois anos o céu com o radiointerferômetro ASKAP na Austrália, procurando novos corpos celestes, segundo um estudo publicado na revista The Astrophysical Journal.
No centro de nossa galáxia, os pesquisadores descobriram o objeto ASKAP J173608.2-321635, nomeado de acordo com as suas coordenadas.
"Este objeto é único porque no início era invisível, depois se tornou brilhante, depois desapareceu e depois apareceu de novo. Tal comportamento é extraordinário", disse a chefe do estudo, Tara Murphy.
A nova fonte encontrada tem polarização alta: o sinal das ondas de rádio oscilou em uma direção, mas esta direção mudou com o tempo.
"O brilho do objeto também mudou drasticamente umas 100 vezes e o sinal acendeu e apagou, provavelmente, de forma aleatória. Nunca vimos nada parecido", revelam os cientistas.
"Primeiramente, acreditávamos que fosse um pulsar - um tipo denso de estrela morta giratória ou uma estrela emissora de erupções solares fortes. Mas os sinais desta nova fonte não correspondem ao que esperamos destes corpos celestes", afirmou o primeiro autor do artigo, Ziteng Wang.
Até agora, os cientistas não conseguiram explicar a origem do sinal, chamando-a condicionalmente de fonte de rádio transitória.
Comentar