Bélgica devolve ao Egito 2 estatuetas antigas exportadas ilegalmente do país (FOTO)

O embaixador do Egito na Bélgica, Khaled El-Baqly, recebeu do governo belga dois artefatos exportados ilegalmente do país, durante uma cerimônia solene realizada pelo Ministério da Economia da Bélgica.
Sputnik
O Ministério das Relações Exteriores do Egito afirmou que um dos artefatos é uma figurinha colorida de calcário na forma de um humano de pé do Império Antigo. O segundo artefato é uma estatueta funerária shabti de barro do Antigo Egito tardio, informou a Arab News.
O embaixador destacou que o Egito e a Bélgica deram um passo importante para os dois países. Isso contribui para a colaboração aprofundada entre estes países em diferentes áreas, especialmente no que toca às questões de retorno de antiguidades egípcias exportadas pelos contrabandistas.
Além disso, El-Baqly convidou os belgas a visitar os lugares turísticos no Egito e conhecer melhor a história deste país antigo.
Artefatos antigos devolvidos pela Bélgica ao Egito
Segundo o supervisor geral da Administração de Antiguidades Recuperadas, Shaaban Abdel-Gawad, o Egito trabalhou para garantir que as estatuetas fossem devolvidas ao país de origem desde 2016, quando se soube que as autoridades belgas as adquiriram em um leilão.
A investigação dos especialistas revelou que o proprietário da exposição não tinha os documentos para os artefatos.
Comentar