Notícias do Brasil

Ministério da Saúde do Brasil nega certificado de vacinação para quem tomou vacinas diferentes

O Ministério da Saúde do Brasil não está emitindo o certificado de vacinação para quem tomou AstraZeneca e depois Pfizer.
Sputnik
As pessoas que receberam a vacinação contra a COVID-19 com imunizantes diferentes, como as que, na falta da AstraZeneca, tiveram a segunda dose da Pfizer, não estão conseguindo obter o certificado de vacinação no ConecteSUS, aplicativo do Ministério da Saúde para comprovar a vacinação.
Embora o protocolo federal preveja essa mistura de imunizantes, a pasta admite não fornecer o certificado para quem tomou vacinas diferentes. O governo não explica o motivo da decisão, segundo o jornal Estadão. 
Em nota, a pasta informou que o certificado do ConecteSUS é fornecido para quem concluiu o esquema vacinal com duas doses ou dose única, ressaltando que "para quem concluiu o esquema vacinal com doses de vacinas diferentes não é permitida a emissão do certificado de vacinação" pelo aplicativo.
Além de possibilitar viagens ao exterior, comprovar a vacinação tem se tornado rotina nas cidades brasileiras, que adotam modelos de passaporte sanitário distintos.
Pelo menos 249 municípios criaram regras do tipo, recorrendo também ao certificado do ConecteSUS.
Comentar