Coreia do Norte diz ter testado novo míssil terra-ar com novas tecnologias

Coreia do Norte testou nesta quinta-feira (30) um novo míssil terra-ar informou hoje (1º) a imprensa estatal do país.
Sputnik
Este é o segundo novo armamento que a nação asiática anuncia esta semana depois de ter recentemente testado um novo veículo planador hipersônico.
"Em 30 de setembro, a Academia de Ciências da Defesa da República Democrática Popular da Coreia testou um míssil antiaéreo recém-desenvolvido. O lançamento de teste teve como objetivo confirmar o funcionamento geral de combate do míssil, a capacidade prática da plataforma de lançamento, do radar e do veículo de comando", detalhou nesta sexta-feira (1º) a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA, na sigla em inglês).
"A Academia de Ciências da Defesa anunciou que foi confirmado o notável funcionamento do mais recente míssil antiaéreo, o que aumenta drasticamente a resposta rápida, orientando a precisão e a distância de alcance do alvo por parte do sistema de controle de mísseis através da introdução de novas importantes tecnologias […]", observou a KCNA, acrescentando que "o recente lançamento de teste é de grande importância prática na pesquisa e desenvolvimento prospectivos de diferentes tipos de sistemas de mísseis antiaéreos".
Parada militar na Coreia do Norte em 2017
A Coreia do Note dispõe de uma vasta gama de sistemas de defesa antiaérea desenvolvidos para impedir, em caso de guerra, o bombardeio pelas forças aéreas dos EUA e da Coreia do Sul. Durante a Guerra da Coreia (1950-1953) bombardeiros estratégicos dos EUA atacaram todas as grandes cidades, matando até 20% da população do país, segundo Curtis Lemay, general da Força Aérea dos EUA que durante a guerra foi chefe do Comando Aéreo Estratégico.
Na terça-feira (28), o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul comunicou que os norte-coreanos haviam lançado um míssil de curto alcance até o mar do Japão a partir de Chagang, província localizada no noroeste do país.
Comentar