Geoglifo em forma de touro do início da Idade do Bronze é encontrado na Sibéria (FOTOS)

Embora o touro fosse um motivo característico na Ásia Central antes da época dos citas, esta é a primeira vez que um geoglifo foi encontrado com a forma deste animal.
Sputnik
Um geoglifo em forma de touro foi descoberto em um sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, comunicou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia.
De acordo com o que foi detalhado, o objeto data do início da Idade do Bronze, que na região começou ao final do terceiro milênio antes de nossa era, ou seja, é aproximadamente duas vezes mais antigo que os geoglifos de Nazca, criados entre os séculos V a.C. e V d.C.
O geoglifo encontrado na Sibéria fazia parte de um complexo cerimonial maior, que incluía uma colina erguida sobre o geoglifo, porém sofreu danos consideráveis na modernidade.
"Da imagem se conservou apenas o quadril (a parte dianteira foi destruída em 1940 durante a construção de uma estrada)", indicou Natalia Lazarevskaya, responsável pelos trabalhos.
A arqueóloga ressalta que se trata de uma descoberta única na região.
Por sua vez, Marina Kilunovskaya, chefe da expedição, indicou que o motivo do touro "era muito característico das culturas da Ásia Central precisamente durante a época inicial da Idade do Bronze" e apenas foi substituído pelo cervo na era dos citas. No entanto, esta é a primeira vez que um geoglifo com a forma deste animal foi encontrado, "talvez inclusive em toda a região da Ásia Central".
"A singularidade da descoberta e as ameaças à sua conservação por parte da estrada próxima o converteram em um objeto mais que apropriado para a museificação. Atualmente, estamos trabalhando com nossos colegas para fazer o possível", afirmou.
Comentar