EUA estão testando tecnologias de ataque secreto a partir do espaço, diz diretor de empresa russa

Yan Novikov, diretor-geral da empresa russa Almaz-Antey, que fabrica equipamentos de defesa antiaérea e de radar, considera que os EUA estão elaborando tecnologias de veículos orbitais reutilizáveis de combate, capazes de realizar ataques secretos a partir do espaço.
Sputnik
O especialista observou que os EUA estão modernizando e desenvolvendo uma série de meios que podem lhes permitir conduzir ataques rápidos e de precisão contra qualquer tipo de alvos em qualquer lugar do mundo.
"No que diz respeito aos meios aeroespaciais [dos EUA], trata-se nomeadamente de aeronaves espaciais não tripuladas X-37", disse o diretor-geral em entrevista ao jornal Krasnaya Zvezda.
X-37B experimental em sua base na Flórida
Segundo ele, o primeiro aparelho deste tipo foi lançado em 2010, e até o momento já foram lançados vários. Oficialmente, estas aeronaves têm como objetivo a pesquisa científica.
"Mas entendemos que elas podem ser usadas como portadores de ogivas nucleares. Os EUA planejam aumentar ainda mais o número de tais veículos no espaço. Este é um sério desafio", acrescentou.
De acordo com o diretor-geral da empresa Almaz-Antey, com base nos testes destes veículos estão sendo experimentadas tecnologias para o desenvolvimento de sistemas de ataque aeroespaciais reutilizáveis. Estes sistemas devem assegurar a rapidez de ações e um vasto leque de capacidades, com a redução de custos de operação.
Comentar