Noventa minutos: robô InSight da NASA registra terremoto mais longo em Marte

O robô InSight da NASA registrou em 18 de setembro, seu milésimo dia na superfície de Marte, um terremoto de magnitude 4,2 que durou cerca de 90 minutos, um dos terremotos mais intensos e duradouros já detectados no Planeta Vermelho.
Sputnik
De acordo com a NASA, os especialistas ainda estão estudando os dados do terremoto para determinar a origem e a direção das ondas sísmicas. No entanto, eles suspeitam que ele possa ter tido origem em Valles Marineris, um longo sistema de desfiladeiros que marca o equador marciano, cujo centro fica a aproximadamente 9.700 quilômetros da sonda.
Este terremoto é já o terceiro registrado pelo módulo de pesquisa geofísica em menos de um mês, uma vez que em 25 de agosto de 2021 detectou dois outros tremores diferentes. 
Um dos objetivos da missão InSight é fornecer novos dados que ajudarão os cientistas a compreender melhor o interior de Marte ao medirem suas ondas sísmicas, as quais proporcionam aos "cientistas uma maneira de olhar profundamente debaixo da superfície" de Marte, enquanto se movimentam através da crosta, manto e núcleo do planeta.
É positivo que os pesquisadores consigam registrar diferentes terremotos vindos de várias distâncias e com diferentes tipos de ondas sísmicas, pois tal pode fornecer mais informações sobre a estrutura interna do Planeta Vermelho.
Comentar