Acordo comercial UE-Austrália beneficiará Europa, diz Camberra após romper acordo com França

O acordo comercial Austrália-União Europeia (UE) será mutuamente benéfico e permitirá aos Estados-membros do bloco uma maior presença no Indo-Pacífico, disse o ministro do Comércio da Austrália, em meio às tensões de seu país com a França.
Sputnik
O ministro australiano do Comércio, Dan Tehan, instou a UE nesta quarta-feira (22) a avançar com o acordo comercial.
"O acordo de comércio livre Austrália-UE é do interesse de todas as partes", afirmou Tehan em um discurso em Camberra, citado pela Reuters.
"A UE vai usá-lo como forma de fortalecer seu engajamento com o Indo-Pacífico, pois sabe que a região possui um peso econômico mundial", conforme Tehan.
O ministro do Comércio destacou que a transparência e a lealdade são princípios fundamentais da Austrália na construção de "parcerias e alianças fortes".
A próxima rodada de conversações sobre o acordo comercial entre a União Europeia e a Austrália está programada para 12 de outubro.
Na semana passada, Camberra rescindiu um importante contrato com a empresa naval francesa Naval Group para construir 12 submarinos convencionais. O passo veio na sequência da criação da nova aliança AUKUS entre a Austrália, Reino Unido e EUA.
Em resposta, a França retirou seus embaixadores de Camberra e Washington. Os ministros das Relações Exteriores dos países da UE expressaram sua solidariedade com a França.
 
Comentar