Mosaico de 3.500 anos, 'mais antigo do mundo', é desenterrado na Turquia (VÍDEO)

Durante as escavações em curso na província turca de Yozgat, na Anatólia Central, arqueólogos desenterraram um mosaico de 3.500 anos, que se acredita ser o mais antigo do mundo.
Sputnik
Os trabalhos arqueológicos estão sendo realizados no pequeno monte de Usakli desde 2012, em colaboração com a Universidade Italiana de Pisa e a Universidade Yozgat Bozok (Turquia). O mosaico histórico de 3.500 anos foi encontrado no perímetro de uma aldeia no distrito de Sorgun. Segundo informações, ele é composto por 3.147 pedras, escreve Hurriyet Daily News.
"O mosaico que encontramos é o mais antigo do mundo. Ele une uma estrutura da era hitita. Sabemos que há mosaicos similares na Grécia; mas provavelmente este é mais antigo do que eles", disse o líder das escavações, Anacleto D’Agostino.
Segundo sugere o arqueólogo, trata-se do mosaico mais antigo do Oriente Próximo.
"Mosaicos assírios no norte da Mesopotâmia, que são considerados exemplos semelhantes, datam dos séculos IX e VII. Neste sentido, este mosaico da era hitita é muito mais antigo do que os da era assíria", acrescenta D’Agostino.
O mosaico tem 7 metros comprimento e 3 metros de largura. Na sua elaboração foram usadas cerca de 3.147 pedras. É feito de seixos de diferentes cores e tem várias características decorativas.
A posição, tamanho e presença de grandes blocos de granito na superfície já haviam sugerido que o local fosse associado a uma importante cidade hitita. Pesquisadores pensam que o mosaico está associado a um templo que teria existido nesta área.
Comentar