'Fuga humilhante' dos EUA do Afeganistão é lição para aliados dependentes, diz general do Irã

Todas as nações que dependem dos EUA devem tirar os devidos ensinamentos da experiência "humilhante" de Washington no Afeganistão, disse chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Irã, major-general Mohammad Bagheri.
Sputnik
"A fuga humilhante dos Estados Unidos do Afeganistão mostrou que um mundo unipolar não se tornou realidade e não vai se tornar realidade, e que vamos ver um mundo multipolar", afirmou comandante nesta segunda-feira (20) durante uma cerimônia militar.
Recordando a abrupta queda do governo afegão em menos de duas semanas após o Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) ter tomado a sua primeira grande zona urbana, Bagheri sugeriu que Cabul teria cometido o erro crucial de contar, não com o apoio do seu próprio povo, mas dos EUA. Segundo ele, o resultado foi que "o Exército e o governo foram eliminados em 10 ou 11 dias e fugiram em vão".
Combatentes talibãs em veículos militares Humvee desfilando ao longo de uma rodovia para comemorar a retirada das forças dos EUA do Afeganistão, em Kandahar
"A fuga humilhante da América [do Afeganistão] também indica que tais abordagens terão tais resultados. Não é improvável que este destino recaia sobre países com este tipo de dependência e confiança nos EUA", ressaltou major-general.
Segundo Bagheri, a crise no Afeganistão foi um símbolo do fim de uma situação estratégica que surgiu após o fim da Guerra Fria e o colapso da União Soviética, após o qual os EUA buscaram criar um mundo unipolar. Ele recordou que na busca deste objetivo os EUA realizaram inúmeros atos de agressão no Oriente Médio e no sudoeste da Ásia.
Comentar