Coreia do Sul e EUA não detectaram novo míssil norte-coreano, diz mídia

O lançamento de teste do novo míssil de longo alcance realizado pela Coreia do Norte no domingo (12) não foi detectado pelos radares sul-coreanos e norte-americanos, segundo mídia.
Sputnik
Diferentemente da maioria dos testes anteriores, não foi o Exército norte-coreano que relatou o teste, mas sim uma nota oficial da agência de notícias norte-coreana KCNA.
Uma fonte da agência de notícias Yonhap no governo sul-coreano observou que os mísseis poderiam ter voado a menos de 500 metros de altitude, uma característica que poderia fazer com que o projétil passasse despercebido aos radares.
A Defesa sul-coreana não detalhou se o lançamento foi detectado ou não por seus sistemas.
"Nosso Exército realizará uma análise detalhada em estreita cooperação com as autoridades de inteligência dos EUA", observou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul em um comunicado publicado após o anúncio da KCNA.
Os mísseis percorreram 1.500 quilômetros durante 126 minutos antes de alcançarem os alvos no oceano, a leste da Coreia do Norte.
Seu desenvolvimento, que durou dois anos, mostra "a importância estratégica de possuir outro meio de dissuasão eficaz para garantir de maneira mais confiável a segurança do Estado e conter fortemente as manobras militares das forças hostis", segundo a KCNA.
Comentar