Gasoduto Nord Stream 2 está totalmente concluído, informa Gazprom

A empresa de energia russa Gazprom informou na manhã desta sexta-feira (10) que o gasoduto Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2) acaba de ser concluído.
Sputnik
O presidente do Conselho de Administração da Gazprom, Aleksei Miller, anunciou o fim da construção do gasoduto Nord Stream 2.
"Na reunião operacional desta manhã na Gazprom, o presidente do Conselho de Administração, Aleksei Miller, informou que hoje às 8h45 no horário de Moscou [2h45 no horário de Brasília] a construção do gasoduto Nord Strem 2 foi totalmente concluída", indica um comunicado da empresa no Telegram.
Comentando o fim da construção, a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, disse nesta sexta-feira (10) que é impossível parar o projeto, apelando para deixarem de criar obstáculos à infraestrutura.
Zakarova afirmou que os prazos das primeiras entregas comerciais pelo gasoduto Nord Stream 2 dependem do regulador alemão. Moscou espera que em breve os usuários europeus possam receber o gás russo através desta via, que é mais curta.
A Rússia espera que o Nord Stream 2 deixe de ser um motivo de confronto e apela à colaboração, disse ontem (9) a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores russo.
Há poucos dias, em 6 de setembro, a empresa Nord Stream 2 AG, operadora do projeto, informou ter instalado o último tubo da segunda linha do gasoduto. A empresa pretende começar a operar o Nord Stream 2 até o fim de 2021.
Especialistas instalam último tubo da segunda linha do gasoduto Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2), marcando o fim próximo da construção do projeto
O gasoduto Nord Stream 2 tem uma extensão de 1.234 quilômetros e é dividido em 5 setores: russo, finlandês, sueco, dinamarquês e alemão. O gasoduto transportará 55 bilhões de metros cúbicos de gás natural anualmente da Rússia para a Alemanha, através do fundo do mar Báltico.
Os Estados Unidos impuseram sanções às companhias que contribuíam para a construção do gasoduto, tentando interferir para que o gasoduto não fosse concluído.
Comentar