Notícias do Brasil

COVID-19: Anvisa suspende uso de mais de 12 milhões de doses da vacina CoronaVac

Medida da agência reguladora suspende a utilização de pelo menos 25 lotes da vacina contra o novo coronavírus cujo envase foi realizado em fábricas não fiscalizadas pela Anvisa.
Sputnik
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou neste sábado (4) que determinou interdição cautelar de pelo menos 25 lotes da vacina CoronaVac contra a COVID-19, proibindo a distribuição e uso de doses envasadas em planta não aprovada pelo órgão, informa o portal G1.
Na sexta-feira (3), a Anvisa foi informada pelo Instituto Butantan que o parceiro Sinovac, laboratório chinês fabricante da vacina, enviou para o Brasil, 12.113.934 doses envazadas em fábrica não inspecionada pela agência reguladora e não aprovada na Autorização de Uso Emergencial concedida à CoronaVac.
Ainda segundo a Anvisa, o Instituto Butantan informou que outros 17 lotes, também envasados no local não inspecionado pela Anvisa, totalizando 9 milhões de doses, estão em tramitação de envio e liberação ao Brasil.
Funcionário do laboratório do Instituto Butantan carrega um caminhão com doses da vacina CoronaVac para distribuição em São Paulo, Brasil, 16 de agosto de 2021
A decisão, segundo a Anvisa, torna-se essencial com o intuito de mitigar um possível risco sanitário: "Nesses termos, a vacina envasada em local não aprovado na Autorização de Uso Emergencial configura-se em produto não regularizado junto à Anvisa".
Comentar