Talibã afirma ter assumido controle de 6 postos avançados na província de Panjshir

O Vale do Panjshir tem resistido às conquistas do Talibã no Afeganistão. O grupo militante está cercando a região, tendo declarado esperar uma "transferência completa" do poder no país.
Sputnik
O movimento Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) afirmou nesta quarta-feira (1º) que seus militantes assumiram o controle de seis postos avançados na província de Panjshir, no Afeganistão, onde estão localizadas as forças de resistência, informou a agência de notícias afegã Pajhwok.
Também nesta quarta-feira (1º), o Talibã nomeou um governador para a província de Panjshir, anunciou o líder talibã Amir Khan Muttaqi. Mais cedo, um representante do Talibã disse à mídia que as negociações com a resistência tinham fracassado. 
O Vale do Panjshir era a única região do Afeganistão livre do controle do movimento. As forças de resistência são lideradas por Ahmad Massoud, líder guerrilheiro e filho de Ahmad Shah Massoud, ex-líder da Aliança do Norte morto há 20 anos pela Al-Qaeda (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países), que prometeu se render se o Talibã proporcionasse liberdade e igualdade para todos os cidadãos e formasse um governo inclusivo.
Vale do Panjshir: única região resistente ao Talibã
O Talibã já havia deixado claro que aspira a uma "transferência completa" do poder no Afeganistão, embora tenha anunciado posteriormente a vontade de negociar a criação de "um governo transparente, inclusivo e islâmico".
Na semana passada, o Talibã cortou o acesso à Internet no Vale do Panjshir. A medida visava impedir que Amrullah Saleh, ex-vice-presidente do Afeganistão que se autodeclarou presidente interino do país, publicasse mensagens na rede social Twitter.
Comentar