Homem-bomba e cúmplices foram autores de ataques em Cabul, diz Pentágono

Um homem-bomba e cúmplices com armas de fogo leves realizaram o ataque no aeroporto de Cabul, disse o Pentágono na sexta-feira (27).
Sputnik

Houve um homem-bomba que provocou a explosão no aeroporto de Cabul, Afeganistão, em conjunto com cúmplices carregando armas de fogo leves, comunicou na sexta-feira (27) William Taylor, general norte-americano.

"Por volta das 17h48, horário de Cabul [10h18, horário de Brasília], um dispositivo explosivo preso a um bombista suicida detonou na entrada do aeroporto ou perto do posto de controle. A localização exata não é conhecida […] A seguir houve fogo direto de uma posição inimiga", disse ele.

Taylor também desmentiu os relatos de uma segunda explosão, que supostamente ocorreu logo após o primeiro ataque fora do Hotel Baron, perto do aeroporto.

O ataque ao aeroporto de Cabul na quinta-feira (26), que, segundo Washington, matou 13 militares dos EUA e pelo menos 79 cidadãos do Afeganistão, foi reivindicado por militantes do Estado Islâmico-Khorasan (EI-K), um ramo do Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) que atua no Afeganistão e Paquistão.

Segurança no Afeganistão

O Departamento de Defesa dos EUA revelou ainda que milhares de prisioneiros, incluindo membros do EI-K, foram libertados de duas prisões afegãs tomadas pelo Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países).

"Eu não sei o número exato [de prisioneiros libertados]. Claramente, está nos milhares, quando se considera as duas prisões, porque ambas foram tomadas pelo Talibã e esvaziadas, mas não lhe poderia dar um número preciso", disse em briefing de imprensa na quinta-feira (26) John Kirby, porta-voz do Pentágono, em resposta a uma pergunta sobre quantos prisioneiros do EI-K devem ter sido libertados.

Na sexta-feira (27), Kirby revelou que os EUA autorizaram mais três bases militares domésticas a serem usadas como alojamento temporário para até 50.000 evacuados afegãos.

"Hoje o Departamento de Defesa pode anunciar que autorizou a Base Quantico do Corpo de Fuzileiros Navais, Virgínia, Fort Pickett, Virgínia, e a Base da Força Aérea Holloman no Novo México a fornecer apoio adicional à missão dos EUA para evacuar os requerentes de vistos especiais de imigrantes afegãos (SIV [na sigla em inglês]), suas famílias e outros indivíduos em situação de risco", disse ele em novo briefing de imprensa.

Trata-se de um total de sete bases norte-americanas que acolherão imigrantes afegãos, depois de quatro que já foram autorizadas a fornecer este apoio.

Sobre o conflito no Afeganistão, Washington não dá previsões dos futuros acontecimentos no país, mas não quer ver uma nova guerra civil no país e não participará dela, comentou John Kirby.

O alto funcionário afirmou ainda que os EUA desejam o melhor ao povo afegão, mas lembrou a decisão de Joe Biden, presidente dos EUA, de que o país não se envolveria em uma guerra no Afeganistão.

Comentar