'Para nós não há alvos invisíveis': radares russos conseguem detectar qualquer tipo de aviões

Caças dos EUA de 5ª geração F-22 Raptor e F-35 Lightning II podem ser detectados por radares russos, disse em entrevista à Sputnik Pavel Sozinov, projetista principal e vice-diretor-geral da empresa Almaz-Antey, que fabrica as melhores estações de defesa antiaérea e de radar na Rússia.
Sputnik

"Atualmente para nós não há alvos invisíveis. As aeronaves tripuladas em qualquer versão, sejam furtivas ou convencionais, tais como F-15, F-16, são todas perfeitamente detectadas por nossos radares, nossos sistemas antiaéreos fornecem uma proteção segura contra elas."

De acordo com ele, "apesar de alguma redução das zonas de detecção dos F-22 e F-35, é assegurado o funcionamento eficaz contra eles de nossos avançados sistemas de radar".

O projetista principal acrescentou que a tecnologia furtiva "tem como objetivo reduzir, em condições de interferência, as zonas de detecção dessas aeronaves e, consequentemente, suas zonas de impacto".

'Para nós não há alvos invisíveis': radares russos conseguem detectar qualquer tipo de aviões

Sozinov notou que "a redução das possíveis zonas de impacto é compensada pelo aumento do potencial energético e pela proteção contra interferências de nossos sistemas modernos".

Em dezembro de 2020, a empresa RTI informou que nos últimos 12 meses os meios da estação de radar além do horizonte Konteiner detectaram "voos de caças de baixa visibilidade de países da OTAN".

Comentar