Chefe da diplomacia da UE diz que é 'impossível' evacuar todos os aliados afegãos até fim de agosto

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, declarou que é "impossível" para o bloco evacuar todos seus aliados afegãos de Cabul até o final de agosto, e culpou as forças dos EUA no aeroporto da cidade por impedirem afegãos de abandonarem o país.
Sputnik

Borrell afirmou que seria "matematicamente impossível" retirar dezenas de milhares de trabalhadores afegãos de Cabul até o final de agosto, quando as últimas tropas norte-americanas estão se preparando para deixar o Afeganistão. O diplomata, por sua vez, acabou por não mencionar a enchente adicional de refugiados que tem vindo a dividir os vários Estados europeus relativamente a sua aceitação.

Quase uma semana após a queda de Cabul para as forças do Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em outros países), os EUA e outros países ocidentais ainda estão evacuando seus cidadãos do Aeroporto Internacional Hamid Karzai, que continua sendo a única conexão entre Cabul e o Ocidente.

Chefe da diplomacia da UE diz que é 'impossível' evacuar todos os aliados afegãos até fim de agosto
Após milhares de afegãos terem invadido a pista do aeroporto e tentado forçar sua entrada nos aviões de transporte norte-americanos – tendo alguns morrido no processo – o local é agora cercado pelas tropas de Washington, sendo que no exterior do aeroporto também se encontram combatentes do Talibã reforçando a segurança.

A presença de militantes do grupo insurgente perto do aeroporto tem dificultado os esforços da UE para evacuar os cidadãos europeus do Afeganistão, disse Josep Borrell, alto representante da UE para assuntos externos, à AFP no sábado (21).

"O problema é o acesso ao aeroporto. O controle e as medidas de segurança dos norte-americanos são muito fortes. Nós reclamamos. Pedimos para eles que mostrassem mais flexibilidade. Não somos capazes de fazer passar nossos funcionários", explicou o diplomata.
Chefe da diplomacia da UE diz que é 'impossível' evacuar todos os aliados afegãos até fim de agosto

Várias nações europeias têm repatriado seus cidadãos nesta última semana, tendo alguns sido resgatados por helicóptero, enquanto que a outros ordenaram que fizessem seu próprio caminho até o aeroporto.

Incerto do que poderá acontecer até o final deste mês, Borrell aceitou um futuro de relações diplomáticas com um Afeganistão liderado pelo Talibã.

"O Talibã ganhou a guerra, então teremos que falar com eles", observando que o diálogo com o grupo seria necessário para "evitar um desastre humanitário e um potencial desastre migratório", disse Borrell.
Comentar