Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 19 de agosto

Bom dia! A Sputnik Brasil está acompanhando as notícias mais relevantes desta quinta-feira (19), marcada pela rejeição da CoronaVac pela Anvisa, pela previsão de nova onda de COVID em São Paulo e pela chegada de mais tropas americanas no Afeganistão para apoiarem a evacuação de civis.
Sputnik

CoronaVac rejeitada pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) rejeitou o pedido do Instituto Butantan para incluir crianças e adolescentes (de 3 a 17 anos) entre as pessoas que podem receber a vacina CoronaVac no Brasil. Os diretores da agência cobraram o envio de dados recentes sobre o desempenho da vacina, conforme previsto no processo. Além disso, eles recomendaram que o Ministério da Saúde considere a possibilidade de indicação da dose de reforço para grupos que receberam duas doses da vacina chinesa, especialmente grupos prioritários como idosos e pacientes imunocomprometidos. Por sua vez, o Instituto Butantan afirmou que os dados fornecidos são satisfatórios para ampliação do uso pediátrico, "porém os dados adicionais solicitados serão providenciados o mais breve possível".

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 19 de agosto

CPI da Covid

Nesta quinta-feira (19), Francisco Maximiano, sócio da Precisa Medicamentos, vai depor na CPI da Covid após ter o recurso negado pela ministra Rosa Weber. A farmacêutica atuou como intermediária na negociação realizada entre a fabricante Bharat Biotech e o Ministério da Saúde para a aquisição de 20 milhões de doses da Covaxin. O tema entrou na mira da comissão de inquérito depois que o servidor Luiz Ricardo Miranda denunciou que estava sendo pressionado para acelerar a compra. A Precisa Medicamentos é sócia de outra empresa, a Global Saúde, acusada de não ter cumprido o contrato fechado com o Ministério da Saúde para fornecer remédios de alto custo.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 19 de agosto

São Paulo pode registrar nova onda de COVID-19

Especialistas acreditam que a cidade de São Paulo deva sofrer uma nova alta de casos da COVID-19 a partir de setembro devido ao avanço da variante Delta do coronavírus. Informações apontam que o epicentro da variante Delta no Brasil hoje é o Rio de Janeiro, contudo o mesmo pode acontecer em São Paulo. Especialistas da área da saúde temem as consequências do fim das restrições da quarentena decretado pelo governador João Doria desde terça-feira (17), quando todos os setores da economia foram autorizados a funcionar sem limite de horário ou restrição de público. Além disso, o fato de o estado ter uma porcentagem baixa de vacinação com a segunda dose também preocupa, visto que São Paulo vacinou 100% da população adulta com a primeira dose, enquanto apenas 40,7% da população foi vacinada com a segunda dose ou dose única.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 19 de agosto

Caça MiG-29 cai na Rússia

Na quarta-feira (18), um caça MiG-29 caiu na região de Astrakhan, Rússia. A aeronave realizava um voo de rotina quando caiu em uma área desabitada na zona de treinamento de Ashuluk. De acordo com informações, o voo estava sendo realizado sem munições. O acidente resultou na morte do piloto da aeronave. Uma comissão da Força Aeroespacial da Rússia foi enviada ao local para determinar as razões da queda.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 19 de agosto

Evacuação no Afeganistão

O Pentágono divulgou na quarta-feira (18) imagens da chegada de soldados americanos adicionais, que prestarão assistência aos funcionários da embaixada e outros civis que estão sendo evacuados do Afeganistão após a chegada dos talibãs (organização terrorista proibida na Rússia e em outros países) ao poder. Nesta quinta-feira (19), um grupo de trabalhadores e colaboradores da embaixada espanhola no Afeganistão chegou à base aérea de Torrejón de Ardoz, na Espanha, como parte da operação de repatriação e acolhimento. Ao todo chegaram à Espanha 53 pessoas, entre cidadãos espanhóis, funcionários diplomáticos e afegãos que colaboraram com a Espanha. O governo espanhol pretende retirar do Afeganistão entre 500 e 600 pessoas.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 19 de agosto

Biden assegura tropas americanas no Afeganistão

O presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que o Exército seguirá no Afeganistão até que todos os cidadãos americanos sejam retirados do país com segurança. Recentemente, o Pentágono informou estar trabalhando em estreita colaboração com seus parceiros e aliados para coordenar as medidas de evacuação. Calcula-se que atualmente estejam implantados mais de 4.000 soldados norte-americanos em Cabul, enquanto outros 2.000 deverão chegar em breve. O envio adicional de militares foi autorizado por Biden em meio ao caos em Cabul, contudo Washington deverá retirar suas tropas do país até 31 de agosto.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 19 de agosto
Comentar