Secretário de Defesa britânico lamenta papel do Ocidente no Afeganistão

Ben Wallace reconheceu que "algumas pessoas não regressarão" e afirmou que Londres fará "tudo o que for possível" para evacuar seus parceiros locais do país asiático.
Sputnik

O secretário de Defesa do Reino Unido, Ben Wallace, lamentou que "algumas pessoas não regressarão" do Afeganistão, em referência a parceiros locais que tentam ser evacuados do país, enquanto continha as lágrimas durante uma entrevista concedida na segunda-feira (16) à LBC.

"Algumas pessoas não regressarão e teremos que fazer tudo o que for possível para evacuá-las [...] É triste e o Ocidente fez o que fez, e temos que nos esforçar para retirar as pessoas e cumprir com nossas obrigações", observou.

Wallace explicou que Londres quer evacuar do Afeganistão "tanta gente quanto seja possível", argumentando que eles consideram que garantir a segurança de todas essas pessoas perante quem "têm obrigação" seja o correto.

Acredita-se que haja aproximadamente 4.000 cidadãos britânicos e afegãos elegíveis que se encontram na capital afegã à espera da evacuação.

Além disso, há a preocupação pela segurança dos afegãos que trabalharam, por exemplo, como intérpretes para as forças estrangeiras que estavam no território afegão.

Comentar