Macedônia do Norte declara 2º diplomata russo persona non grata neste ano

A chancelaria da Macedônia do Norte anunciou nesta terça-feira (17) a expulsão de mais um diplomata russo, embora a embaixada da Rússia afirme que o funcionário tinha deixado o país dez dias antes.
Sputnik

A Macedônia do Norte expulsou o segundo diplomata russo neste ano, segundo o ministro das Relações Exteriores macedônio, Bujar Osmani.

"Como este tipo de informação normalmente é classificado, não posso revelar detalhes, mas o Ministério das Relações Exteriores agora receberá dados confirmados e documentados sobre o comportamento do diplomata estrangeiro acreditado, que contradiz os princípios da Convenção de Viena, e tomará medidas para proteção de sua segurança nacional e também da segurança dos aliados na aliança a que pertencemos. Então, a informação está correta", disse Osmani, citado pela agência nacional MIA.

Por sua vez, o vice-chanceler da Rússia, Aleksadr Grushko, disse à Sputnik que a Rússia responderá à expulsão de seu diplomata.

"Confirmamos a recepção da nota sobre a declaração de um dos funcionários da Embaixada persona non grata. Este funcionário saiu da Macedônia do Norte dez dias antes, visto que a sua viagem de serviço tinha terminado. Atualmente, o lado russo está considerando as medidas de resposta", informou à Sputnik a missão diplomática na Macedônia.

Em maio, Skopje já tinha expulso um diplomata da Rússia, medida à qual a Rússia também respondeu.

Comentar